O Business Process Outsourcing (BPO) é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.

O acrônimo, em inglês, refere-se à terceirização de atividades pelas organizações, ou seja, a responsabilidade de determinado processo é transferida para empresas parceiras.

Esse serviço é feito com o objetivo de otimizar o tempo e custos consumidos em atividades gerenciais, como folha de pagamento, gerenciamento de dados ou documentos e recursos humanos.

Se você ainda não conhece o BPO e suas vantagens, neste post vamos te apresentar os principais benefícios que ele oferece para sua empresa. Confira!

O que é PBO?

BPO é um acrônimo que vem do termo em inglês Business Process Outsourcing e pode ser traduzida como “Terceirização de Processos de Negócios”.

Sendo assim, o BPO se refere aos procedimentos adotados quando uma empresa contrata outra para realizar atividades em uma área específica do negócio.

Alguns exemplos de serviços que podem ser terceirizados são: alimentação, transporte, limpeza, manutenção de máquinas, contabilidade, serviços médicos e recursos humanos — ou seja, as chamadas atividades-meio.

O fator principal é poder contar com o auxílio profissional de uma empresa terceirizada, que vai lhe ajudar a tratar de processos e recursos, enquanto você pode focar na sua atividade principal.

No entanto, vale destacar que, de acordo com o Tribunal Superior do Trabalho, é proibida a terceirização das atividades-fim, ou seja, os processos ligados diretamente ao produto ou serviço final de cada empresa.

Quais são as principais vantagens do BPO?

A seguir vamos conhecer as principais vantagens do BPO:

Diminuição de processamentos manuais

Ao optar pelo BPO, toda a gestão de documentos físicos e digitais passa a ser responsabilidade da empresa contratada, pois ela possui todas as tecnologias de qualidade e conhecimentos para simplificar e automatizar os processos.

Gestão mais produtiva

Como os BPOs concentram seus esforços em atividades nas quais são experts, tudo é feito com mais eficiência e isso garante bons resultados.

Com isso, as empresas têm mais tempo para focar na resolução de questões estratégicas relevantes. Por exemplo, os colaboradores podem se dedicar mais às atividades principais, o que aumenta a qualidade do trabalho.

Controle e redução de custos

A terceirização de processos do BPO também garante a redução de custos administrativos de uma organização.

É o caso, por exemplo, de equipamentos, ferramentas tecnológicas etc. Isso porque o time de profissionais terceirizados podem trazer esses dispositivos.

Isso torna esses gastos mais controláveis, além de menores do que tradicionalmente acontece (quando não é usada a prática da terceirização).

Redução de encargos trabalhistas

Outra vantagem do BPO é que a sua empresa tem de contratar menos mão de obra.

Além disso, quem arca com os direitos trabalhistas é a empresa terceirizada.

Por isso, antes de fazer a contratação é importante verificar se a companhia terceirizada atende adequadamente aos direitos trabalhistas de seus colaboradores e se oferece um tratamento respeitável e boas condições de trabalho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *